O consórcio imobiliário

Um dos maiores sonhos do brasileiro é comprar a casa própria e, para realizá-lo, muitos optam pelo financiamento imobiliário. Esta modalidade, apesar de prática, cobra juros altos dos consumidores, além de exigir um valor mínimo de entrada. Com isso, ao fim do prazo contratado o valor pago pelo imóvel pode dobrar ou até mesmo triplicar.

A boa notícia é que é possível evitar estes gastos e comprar um imóvel sem pagar juros ou entrada. Como? Através do consórcio imobiliário. Na comparação com o financiamento, a modalidade pode ser até 50% mais econômica.

Evite gastos e juros

Com o consórcio imobiliário é possível evitar estes gastos e comprar um imóvel sem pagar juros ou entrada. Na comparação com o financiamento, a modalidade pode ser até 50% mais econômico devido à ausência de juros. Enquanto nos financiamentos estes giram em torno de 9% e podem chegar a 18% ao ano, dependendo do banco, no consórcio é cobrada somente uma taxa administrativa.

Vale ressaltar que o consórcio pode ser definido como autofinanciamento, ou seja, a compra de um bem é feita com recursos dos próprios consorciados reunidos em um grupo, e por isso não há a cobrança de juros.

Como funciona?

O funcionamento do consórcio se dá da seguinte maneira: ao adquirir uma cota, o consorciado paga parcelas para formar o fundo comum do grupo. Este dinheiro é utilizado mensalmente para contemplar um ou mais participantes por sorteio ou lance.

Outra vantagem do consórcio é o poder de compra à vista que a modalidade proporciona. Após a contemplação, o crédito contratado fica disponível para utilização e, desta forma, é possível negociar descontos no momento da aquisição.